top of page

ANVISA publica Boletim de Avaliação dos indicadores nacionais das Infecções Relacionadas à Assistênc


A resistência microbiana aos antimicrobianos ganhou muito destaque principalmente após

aprovação em 2015 de um Plano de Ação Global em Resistência Microbiana pela Assembleia Mundial de Saúde, cujo objetivo geral é assegurar a continuidade da capacidade de tratar e prevenir doenças infecciosas utilizando medicamentos eficazes, seguros e com qualidade comprovada, usados de forma responsável, e que sejam acessíveis a todos os que deles necessitam.

Para planejar ações específicas de controle da resistência microbiana é preciso conhecer o

cenário do país. Para isso, a Anvisa recebe notificações eletrônicas desde 2010 e publica esses dados em forma de boletins anuais, como este, bem como, desenvolve projetos como o da Sub-rede analítica de resistência microbiana em serviços de saúde, composta por um grupo de Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), cujo objetivo é subsidiar ações de vigilância e monitoramento da resistência microbiana em serviços de saúde, por meio da identificação e tipagem molecular de microrganismos multirresistentes em situações de surtos.

Nesse boletim, são apresentados os resumos descritivos dos indicadores resultantes das

notificações existentes no banco de dados nacional de 2015 para a vigilância epidemiológica das Infecções Primárias de Corrente Sanguínea (IPCS) e Infecção de Sítio Cirúrgico – Parto Cirúrgico: Cesariana (ISC – PC), e para mapeamento da resistência microbiana.

Como 2015 marca o período final da vigência da primeira versão do Programa Nacional de

Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) 2013-2015, cujo principal objetivo é reduzir, em âmbito nacional, a incidência de IRAS, o documento também faz uma análise comparativa entre as metas propostas, que se relacionam diretamente com os indicadores de IPCS e ISC-PC, e os resultados obtidos.

Acesse aqui o Boletim de Avaliação

No próximo post, traremos maiores detalhes a respeito dos objetivos da nova versão

Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS), que abrangerá o quinquênio 2016 a 2020.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • YouTube Social  Icon
bottom of page